top of page

O Teatro Popular de Ilhéus oferece oficinas de teatro gratuitas em parceria com a UESC





A partir de 12/07/2023, o TPI dá início ao projeto "Teatro na maturidade", em parceria com a Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI/UESC. Todas as quartas e sextas, entre 12.07 e 18.08, das 13h30m às 16h30m, serão realizadas oficinas de iniciação teatral, que contarão com as várias etapas do processo realizador do teatro. Os participantes terão atividades de interpretação teatral, canto, dança, composição sonora, iluminação, corpo e movimento, desde a pré-produção até a criação dramatúrgica, um percurso pelos caminhos da realização de um espetáculo. As inscrições devem ser feitas na secretaria da UNATI, térreo do Pavilhão Adonias Filho.


Também no mês de julho, será oferecida, em parceria com o Núcleo de Artes da UESC, a Residência Artística Procissão Expandida. Durante 6 dias, entre 17.07 e 22.07 das 18h às 21h os participantes poderão vivenciar as práticas do Teatro Popular de Ilhéus, desde a preparação corporal, arquitetura cênica, figurinos, adereços, cenografia e todas as etapas de composição das montagens do grupo. O próximo espetáculo do Teatro Popular de Ilhéus, último da trilogia de montagens de rua, tem como princípio gerador a procissão ou a sociedade em processo de deslocamento, de transição, de mudança de espaço. Para além do movimento de populações, o mito Prometeu será redimensionado a partir da discussão dos impactos e confluências do uso de DNA sintético para armazenamento de dados. A partir da Residência Artística Procissão Expandida o Teatro Popular de Ilhéus inicia a pesquisa para sua próxima montagem que deve estrear em novembro de 2023. Os participantes terão a oportunidade de compartilhar o processo de criação do grupo e buscar um espaço no elenco.


Ambas as formações terão na equipe, Romualdo Lisboa, diretor e dramaturgo, Luís Alonso-Aude, diretor e preparador corporal, Tânia Barbosa, diretora e atriz, Aldenor Garcia, ator e dançarino, Pablo Lisboa, ator e produtor musical, Antônio Melo, preparador vocal e maestro, Ely Izidro, ator e produtor, Antônio Vicente, ator e assessor de comunicação.


O TPI está sediado temporariamente nas instalações da UESC, em parceria realizada através da Pro-reitoria de Extensão, Departamento de Letras, Núcleo de Artes e Observatório Astronômico da UESC.


O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural privada, parcialmente mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e Governo do Estado da Bahia.


Opoaîuban (eu vos abraço)

Comentários


bottom of page