top of page
WhatsApp Image 2025-04-11 at 15.35.46.jpeg

Residência Artística do TPI "O relatório Figueiredo". 

📍 UESC

 

📆 11, 14, 15, 16 e 17 de abril.

 

⏰️ 15 às 20 horas

Sobre

É com grande entusiasmo que recebemos vocês para esta jornada criativa. Durante o período de residência, vocês terão a oportunidade de explorar novas ideias, colaborar com outros artistas e trocar.

Para garantir que vocês aproveitem ao máximo essa experiência, pedimos que tragam alguns itens essenciais. Não se esqueçam de trazer, caderno de anotações, caneta, ou qualquer outro equipamento específico que utilizem em sua prática artística. É isso aí, você tem a sua Arte ?!?! Traga para nossa jornada. E se vc não é um artista ainda, traz seu CORPO, e bora criar juntos ! 

Além disso, não se esqueçam de trazer roupas confortáveis para o trabalho diário.

 

Estamos ansiosos para ver a magia que vocês irão criar e compartilhar conosco. 

Vamos juntos construir uma experiência de ARTE! 

Cronograma

dia 1

Sexta-feira 11 de abril

Segunda-feira 14 de abril

Terça-feira 15 de abril

Quarta-feira 16 de abril

Quinta-feira 17 de abril

A Residência Artística abertura de processo: O Relatório Figueiredo tem como objetivos o compartilhamento de ideias e práticas do Teatro Popular de Ilhéus e iniciar o processo de pesquisa sobre o Relatório Figueiredo, objeto do próximo espetáculo da companhia. Para iniciar recebemos o professor doutor Felipe de Paula Souza apresentando seu trabalho “O fio da nossa vida de artista”: rumos da identidade no Teatro Popular de Ilhéus. O encontro terá também o início do trabalho prático com leitura de trechos do Relatório Figueiredo e treinamento físico.

 Neste segundo encontro a proposta é compartilhar os meios de criação e produção da  música do Teatro Popular de Ilhéus. Pablo Lisboa, diretor musical do grupo, apresenta os equipamentos, softwares e algumas músicas, desde o início da composição até o resultado final. Além disso, damos sequência às experimentações iniciadas a partir da leitura de trechos do Relatório Figueiredo. Aqui, o foco será incluir no trabalho físico músicas criadas coletivamente pelos participantes.

Neste encontro a vez é do audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus. Como é de praxe, as encenações do grupo são recheadas de produções audiovisuais, desde vídeos criados para a cena ao uso de câmeras ao vivo. Ruan Lisboa, responsável pelo desenvolvimento dos recursos audiovisuais dos espetáculos do TPI, apresenta os equipamentos, softwares e algumas imagens, desde o início da criação até o resultado final. Os participantes vão poder experimentar, nas cenas desenvolvidas desde o primeiro encontro, vídeos e outros recursos.

Reservamos para este quarto dia da residência, um encontro especial com o professor doutor Casé Angatu Xukuru Tupinambá, Indígena, morador da Aldeia Gwarini Taba Atã - Território Tupinambá de Olivença, tem contribuído nos últimos anos com o Teatro Popular de Ilhéus, seja na consultoria para criação dramatúrgica, seja oferecendo cursos, vivências para o elenco. Historiador e Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo- FAU/USP. Docente na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/Ilhéus-BA) e na Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia (PPGER/UFSB). Para a Residência Artística Casé apresenta uma leitura do Relatório Figueiredo, mais precisamente um olhar sobre a ação do SPI (antigo Serviço de Proteção ao Índio) na região cacaueira.

Neste último dia de residência reservamos o compartilhamento de experiências do Teatro Popular de Ilhéus no âmbito da gestão. Tânia Barbosa e Ely Izidro apresentam o período de atuação do TPI na Tenda, espaço aberto em abril de 2013 que, infelizmente, foi destruído por uma forte tempestade em 2021. Depois desta apresentação daremos sequência ao trabalho físico com o objetivo de assinalar caminhos da encenação do próximo espetáculo do grupo.

dia 2
dia 3
dia 4
dia 5

© 2025 - Teatro Popular de Ilhéus

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
bottom of page